Todos nós reprovamos asperamente a corrupção (ao
menos no plano do discurso, para a preservação da própria autoimagem que
criamos de nós mesmos – veja E. Giannetti, Vícios privados, benefícios
públicos?). A premissa número um para atacá-la consiste em se sentir
envergonhado por participar dela. É disso que temos que cuidar. A cultura atual
favorece a corrupção (“A complexidade e anomia de nossas sociedades [atuais]
proporcionam um pretexto para as atitudes pouco honestas dos administradores
[dos políticos e das empresas]” (Gil Villa, La cultura de la corrupción:
116). Mas ela não é uma lei inevitável da física (como a lei da gravidade, por
exemplo). O melhor antídoto é o sentimento de vergonha (que ao mesmo tempo é a
preservação da honra). A educação, nessa área, tem que ser dirigida para essas
metas. A vergonha (e a honra) esteve presente em todas as recentes revoluções
morais (fim da escravidão, fim da amarração dos pés das chinesas, fim dos
duelos etc.), tal como descreve o filósofo Kwame Anthony Appiah, O código de
honra: como ocorrem as revoluções morais). Desta obra extraímos 12 razões
(mais que satisfatórias) para se ter vergonha na cara (e não se envolver com
corrupção, não massacrar as mulheres, sobretudo por distinção de gênero, não
exterminar pessoas por suas orientações sexuais, não escravizar ninguém, não
“roubar” o patrimônio alheio etc.). Sem necessidade de nenhuma lei nova ou
decreto de quem quer que seja. Ter vergonha na cara só depende da decisão de
cada um, que pode fazer isso agora (imediatamente). Seguem 12 razões para isso
(veja Appiah, citado: p. 11 e ss.):
Primeira: a retidão e o patrimônio incalculável que
nos proporciona a moralidade quando presente nos nossos comportamentos. A moral é prática (Kant). Ela
importa nos atos que praticamos. Nenhuma das revoluções morais citadas
aconteceu sem a transformação rápida nos comportamentos das pessoas. Não
basta ter bons sentimentos morais. O relevante é como nos comportamos em
cada ato, em cada instante, em cada decisão.
Segunda: é preciso sentir
vergonha do passado funesto. Impõe-se reprovar todos os que escravizaram os
índios, os negros e os brancos pobres, os que mataram em duelos, os que
amarraram os pés das chinesas, os que massacraram por razões de gênero suas
mulheres, os que se corromperam e se enriqueceram ilicitamente etc. Dentro de
poucos anos as futuras gerações dirão como foi possível a seus antepassados
exterminarem a natureza e tantos seres humanos (execuções sumárias,
presídios-campos de concentração etc.), proibirem mulheres de dirigir veículos
(Arábia Saudita), matarem pessoas por suas escolhas sexuais, deixarem milhares
morrerem de fome diariamente, se envolverem até o último fio de cabelo com a
corrupção etc. Todos esses usos e costumes são vergonhosos, ofendem a honra. As
gerações atuais serão duramente reprovadas por esses atos nefastos e
desonrosos.
Terceira: todas as objeções (sobretudo na era da
internet) contra todas as práticas que geram vergonha (corrupção, assassinatos
sumários, massacre por razões de gênero das mulheres, mortes evitáveis no
trânsito etc.) são conhecidas. Não precisamos de mais argumentos morais para
mudar nosso comportamento. Muito menos de uma lei que diga isso. Tudo já está
posto. Agora é a hora da revolução de cada um.
Quarta: em todas as
revoluções morais há uma proximidade impressionante entre a identidade da
pessoa (identidade racial, étnica, sexual, nacional, religiosa etc.) e sua
honra (a escravidão foi um ataque à humanidade do escravo, o duelo sempre
foi irracional, a amarração dos pés das chinesas gerava uma deformação
incapacitadora etc.). A honra faz parte do “viver uma boa vida humana”.
Quinta:
necessidade de reconhecimento(como explicou Hegel). Nós, seres humanos,
“precisamos que os outros respondam apropriadamente ao que somos e ao que fazemos.
Precisamos que os outros nos reconheçam como seres conscientes e percebam que
nós também os reconhecemos assim” (Appiah, citado: 13). Temos uma profunda e
constante preocupação com a posição social e o respeito. As pessoas sem
vergonha na cara são desprezadas (não são reconhecidas). O reconhecimento é uma
forte razão para nos comportarmos adequadamente.
Sexta: somente quem tem vergonha na cara sabe o que
Aristóteles chamou de “eudaimonia”, que ele mesmo interpretou como ética. A palavra “eudaimonia” é traduzida
por muitos como “felicidade”. Appiah diz que ela significa florescer para a
arte de viver bem. Em suma: ser feliz por ser ético (entendendo a ética como a
arte de viver bem humanamente, como afirma o filósofo espanhol Savater). A
corrupção (assim como a escravidão) é uma questão moral. A moral é uma dimensão
relevante da ética (a dimensão prática). A corrupção, consequentemente, tem
tudo a ver com a ética e com a “eudaimonia”.
Sétima: não basta apenas ser bom com seus semelhantes, mais que isso, devemos cumprir nossas obrigações frente aos outros. Isso também faz parte do viver bem humanamente. Não basta não praticar a corrupção, é preciso reconhecer nossas obrigações em relação às outras pessoas (denunciando-a, deplorando-a, fazendo com que se tenha vergonha disso; a participação em ações sociais é outra forma de cumprir nossas obrigações com os outros).
Sétima: não basta apenas ser bom com seus semelhantes, mais que isso, devemos cumprir nossas obrigações frente aos outros. Isso também faz parte do viver bem humanamente. Não basta não praticar a corrupção, é preciso reconhecer nossas obrigações em relação às outras pessoas (denunciando-a, deplorando-a, fazendo com que se tenha vergonha disso; a participação em ações sociais é outra forma de cumprir nossas obrigações com os outros).
Oitava: quem tem vergonha na cara esforça-se para
respeitar as outras pessoas, para ter o respeito dos outros e respeitar a si
próprio, seu patrimônio honorífico. O respeito à nossa honra nos ajuda a viver bem
humanamente, a cumprir nossas obrigações com as outras pessoas, a nos sentir
bem. Quem respeita os outros e quem tem o respeito dos outros vive uma vida de
melhor qualidade. A filosofia, por isso mesmo, não pode negligenciar a honra.
Nona: quem tem vergonha na cara (quem é honrado) acredita em si mesmo. O que a honra (e o sentimento de vergonha) nos dá, desde logo, é a auto-confiança, que é, como disse Samuel Johnson, “o primeiro requisito para as grandes realizações.” A auto-confiança nos traduz segurança em relação à nossa dignidade, capacidade e poder. Quem é auto-confiante conta com forte senso de convicção e certeza em si mesmo. Exterioriza serenidade, tranquilidade e, ademais, é auto-consciente. Tudo isso pressupõe uma pessoa honrada (com vergonha na cara).
Décima: quem tem vergonha na cara (quem é honrado) “olha o mundo direto nos olhos” e procura fazer a coisa certa. Não precisa ser petulante nem revelar ostentação. Só lhe basta não ter a necessidade de esconder a cara. Nem de ficar olhando para baixo. Norteia seus atos pelos códigos da arte de viver bem, ou seja, da arte de respeitar os outros para que os outros também o respeitem (e o reconheçam). Mas isso somente é possível em quem, desde logo, respeita a si próprio.
Nona: quem tem vergonha na cara (quem é honrado) acredita em si mesmo. O que a honra (e o sentimento de vergonha) nos dá, desde logo, é a auto-confiança, que é, como disse Samuel Johnson, “o primeiro requisito para as grandes realizações.” A auto-confiança nos traduz segurança em relação à nossa dignidade, capacidade e poder. Quem é auto-confiante conta com forte senso de convicção e certeza em si mesmo. Exterioriza serenidade, tranquilidade e, ademais, é auto-consciente. Tudo isso pressupõe uma pessoa honrada (com vergonha na cara).
Décima: quem tem vergonha na cara (quem é honrado) “olha o mundo direto nos olhos” e procura fazer a coisa certa. Não precisa ser petulante nem revelar ostentação. Só lhe basta não ter a necessidade de esconder a cara. Nem de ficar olhando para baixo. Norteia seus atos pelos códigos da arte de viver bem, ou seja, da arte de respeitar os outros para que os outros também o respeitem (e o reconheçam). Mas isso somente é possível em quem, desde logo, respeita a si próprio.
Décima-primeira: quem tem vergonha na cara (quem é
honrado) anda de cabeça erguida. As pessoas capacitadas com o senso de honra (diz
Appiah, citado: 17) “lembram que merecem respeito, andam literalmente com a
cabeça erguida. Podemos ver o respeito próprio que têm, e elas podem senti-lo
estufando o peito e endireitando as costas”. A humilhação, ao contrário,
encurva a coluna, nos faz abaixar os olhos, usar disfarces, nos esconder.
Décima-segunda: quem tem vergonha da cara nunca se cora de vergonha. O humano é o único animal que se cora quando sente vergonha por algo desonroso que fez. Quando está envergonhado não consegue olhar nos olhos. Expressões como “Seu rosto caiu”, “ficou sem cara”, “ficou com cara de tacho”, “tentou salvar a cara” revelam o quanto o sentimento de vergonha tem ligação com nossa cara. Quando afirmamos “joguei tudo na cara dele” isso significa que imputamos algo que possa envergonhar, que possa afetar a honra da pessoa. Mais: o ato de corar exterioriza uma involuntária revelação da vergonha. É pelo rosto que vemos o que os outros estão sentindo. Mas é preciso estar na presença de outras pessoas para que ocorra o ato de corar. Quando então o sangue sobe ao rosto. Isso, no entanto, não significa que devemos estar de cara com o mundo para sentir vergonha.
Décima-segunda: quem tem vergonha da cara nunca se cora de vergonha. O humano é o único animal que se cora quando sente vergonha por algo desonroso que fez. Quando está envergonhado não consegue olhar nos olhos. Expressões como “Seu rosto caiu”, “ficou sem cara”, “ficou com cara de tacho”, “tentou salvar a cara” revelam o quanto o sentimento de vergonha tem ligação com nossa cara. Quando afirmamos “joguei tudo na cara dele” isso significa que imputamos algo que possa envergonhar, que possa afetar a honra da pessoa. Mais: o ato de corar exterioriza uma involuntária revelação da vergonha. É pelo rosto que vemos o que os outros estão sentindo. Mas é preciso estar na presença de outras pessoas para que ocorra o ato de corar. Quando então o sangue sobe ao rosto. Isso, no entanto, não significa que devemos estar de cara com o mundo para sentir vergonha.
Conclui Appiah: “Zelar pela honra é querer ser
digno de respeito. Ao perceber que fez alguma coisa que o torna indigno, você
sente vergonha, mesmo que ninguém esteja olhando”. Tudo isso compõe a “teoria
da honra” (e, consequentemente, da vergonha). Refletindo sobre as 12 razões
para se ter vergonha na cara você agora sabe porque que os corruptos (dentre
tantos outros malfeitores) não gostam de falar seriamente em “honra” e
“vergonha”. As sociedades criam códigos que norteiam os padrões de
comportamento. Quando esses padrões nos envergonham temos que seguir outros
códigos, os que mostram como podemos ser respeitados e respeitar os outros
(assim como a coisa pública, não fazendo dela La Cosa Nostra). A honra e
a vergonha fazem parte da natureza humana, por mais que estejam desgastadas
pelos novos tempos. Muitos saíram de dentro delas (das exigências da honra e da
vergonha), mas nem a vergonha nem a honra saiu de dentro deles. Ter vergonha na
cara não é o único antídoto contra a corrupção, mas é o primeiro e talvez o
mais potente, porque só depende de cada um de nós.
P. S. Participe do nosso movimento fim da
reeleição (veja fimdopoliticoprofissional. Com. Br).
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Professor
Jurista e
professor.
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