terça-feira, 25 de setembro de 2012

Miningite prolifera na cidade de Balsas!!

É alarmante a situação no município de Balsas. Há uma epidemia de meningite que assusta os moradores. São oito vítimas fatais em menos de duas semanas.

Hoje, o secretário de Saúde, Ricardo Murad, destacou uma equipe formada por médicos e enfermeiros para vacinar a população. São 120 mil frascos que foram enviados para Balsas, Açailândia e São Bento.

Além do estado de calamidade e do quadro assustador, o secretário de Saúde, talvez não saiba do pior: das 30 mil vacinas enviadas para Balsas, 20 mil estão sendo vendidas.

Quem pretende se precaver, tomando a vacina, terá que pagar R$ 180 pela furada. Ou seja: boa ou a maior parte foi desviada na cidade.

Em Balsas, tem sido comum olhar as pessoas usando máscaras. O contágio da doença é pelo ar.

O Maranhão, ao que parece, vive na idade média, com doenças tropicais de séculos passados, como meningite, desinfecteria, tuberculose e outras.

Segundo o Wikipédia, meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.

Uma punção lombar pode ser usada para diagnosticar ou excluir um quadro de meningite. O procedimento envolve a inserção de uma agulha no canal medular para extração de uma amostra de líquor, o líquido que envolve o encéfalo e a medula espinal. O líquido coletado é, em seguida, examinado em um laboratório. O tratamento habitual para a meningite é a pronta administração de antibióticos e, por vezes, fármacos antivirais. Em algumas situações, corticóides podem ser usados para prevenir complicações da inflamação hiperativa. A meningite pode ter complicações sérias a longo prazo como epilepsia, hidrocefalia e déficit cognitivo, especialmente se não tratada rapidamente. Algumas formas de meningite, como aquelas associadas com meningococo, Haemophilus influenzae tipo B, pneumococo ou vírus da caxumba, podem ser prevenidas através da vacinação.
.............................................................
Matéria capiturada - Blog do Luis Cardoso

Nenhum comentário:

Enquanto houver Democracia, o Judiciário é a esperança

                                                                                                                                            ...