segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PETRONAS do Carnaval 2012 !!

Dinheiro público financiando carnaval da burguesia de outras plagas


Não pretendemos fazer qualquer análise sobre o que foi, essencialmente, o desfile da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, que se pretendeu homenagear os 400 anos de fundação de nossa querida São Luís.


Ouve-se, pelos quatro cantos da cidade, e ler-se, pelas redes sociais, que a escola, ainda que tenha desfilado com muita pujança para alcançar o tri do carnaval carioca, foi muito fraca naquilo que não lhe era permitido falhar: mostrar o significado desses 400 anos de São Luís, principalmente no aspecto sócio-cultural.



Os mais envolvidos no clima carnavalesco, e que se perderam na madrugada para acompanhar o desfile da Beija-Flor de Nilópolis comentaram a 'proeza' da apresentação na Marquês de Sapucaí, comentários esses dos quais podemos destacar os seguintes fragmentos capiturados do blog do Jornalista John Cutrim.


“Que a Beija-Flor estava bonita, é inegável, mas a comentarista [Glenda Kozlowski, Rede Globo] falou tanta besteira, estava totalmente desinformada. Chegou até a dizer que os sotaques do nosso Bumba-Meu-Boi eram os nomes das alas do Boi que estavam desfilando. A sambista Tereza Cristina também foi super pertinente no seu comentário quando falou que faltava um João super importante no desfile: o João do Vale. Com certeza. Afinal de contas, o desfile era uma homenagem a São Luís ou momento póstumo a Joãosinho Trinta?”, afirmou um internauta.


A exaltação ao tráfico negreiro e os maus-tratos de escravos, a lembrança da figura de Ana Jansen e abordagem das religiões afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda) nas alas da Beija-Flor também motivaram comentários contrários de maranhenses que viram o desfile da escola de samba carioca. Na opinião deles, não foi dado o devido destaque ao folclore, a culinária, ao patrimônio histórico e as belezas de São Luís.

“Tanta coisa a mais para mostrar. Esqueceram nossas fontes, nossos largos, azulejos, nossos nomes de ruas, as outras danças, não vi um tambor de crioula e só alguns míseros fofões. Para mim, o enredo foi vago, muito mais assombroso que maravilhado. Vão achar a partir de agora que aqui só tem assombração, vodu, macumba, fantasma, mendigo. Cadê a culinária, cadê a arte, cadê o bumba-meu-boi, cadê o patrimônio da humanidade?”, observaram.


O militante de esquerda e ex-candidato a governador Marcos Silva (PSTU) também aproveitou para fazer sua avaliação sobre o desfile da Beija-Flor:


“Com relação aos gastos do governo de Roseana, que a principio era de 9 milhões e agora já se falar em 20 milhões com o carnaval da Beija-Flor. Penso que é linda a homenagem é muito glamour, muita beleza e riqueza. Um contraste com as mais de 240 mil crianças em idade de 7 a 14 anos trabalhando para sobreviver, com as mais de 3 milhões de pessoas na dependência do Bolsa Família e o pior IDH do país. Em fim o triste é que o samba na Sapucaí não muda essa realidade. É preciso liquida a oligarquia carcomida que tem contribuído para nos manter nestas condições e fortalecer a luta por uma ordem social que evite o surgimento de novas castas dominantes”.




E muitos outros comentários realçaram o desfile milhonário da escola de Nilópolis. A maioria contudente no que toca à utilização de recursos financeiros públicos nessa gastança, típica da burguesia carioca, que muito se parece com a nossa, salvo os métodos de domínio, porque os daqui são crudelíssimos: a mantença do analfabetismo, o medo imposto à de participação política do povo, a fome sendo companheira inseparável de milhares de maranhenses, a saúde lastimável e a educação um meio de enriquecimento dos vendedores de merenda escolar, são apenas pequenos detalhes.



Petrônio Alves

2 comentários:

Anônimo disse...

li o que vc escreveu e estava acompanhandoos fatos no face do John Cutrim e acho revoltante o que fizeram com a imagem da cidade. isso foi literalmente um tiro no pé que o governo deu. Eu vi foi um desfile de molambos que em nada lembram a ostentação das nossas cores e belezas. carencia total de informação sobre a cidade...decepcionante... e os bailarinos que ensaiaram várias vezes para serem filmados 30 segundo? foi tão rapido quanto decepcioante... alguem viu o boi barrica desenvolver a coreografia dançada? aqui na tv não? e o mundo viu? piorou!!!!! e o que falar dos gastos se não se via em quê justificasse... pois a escola não tinha ostenntação de nada e usaram varias coisas do luxo ao lixo. será que mulambo e roupa de mendigo é tão caro assim? fica a pergunta...

Clores disse...

Prezado Petronio

Lamentalvelmente creio que assim como eu, muitos e muitos maranhenses, perderam seu precioso sono para assistir a um tão esperado desfile que não aconteceu. Nosso Maranhão é muito mais... Não merecia esse tratamento em plena Marquês de Sapucaí!

Enquanto houver Democracia, o Judiciário é a esperança

                                                                                                                                            ...