quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Jagunços incendeiam casas de quilombolas em Codó- Ma.!!


426009_531995470174658_1646711399_nLíder do governo Roseana Sarney, deputado César Pires é acusado de ser o mandante.
Em 03.02.2013, o tenente da Polícia Militar do Estado do Maranhão conhecido por Moura e o jagunço conhecido por Raimundo Monteiro (vulgo Raimundo da Chica), empregado do deputado estadual Cesar Pires (DEM-MA), líder do governo Roseana Sarney (PMDB) na Assembleia Legislativa do Maranhão, em ato criminoso, incendiaram duas casas de quilombolas, localizadas na Comunidade de Santa Maria dos Moreiras, por volta das 15 horas, no exato momento em que os quilombolas realizavam reunião na comunidade.

No dia 31.01.2013, o jagunço conhecido por Raimundo Monteiro anunciou que iria incendiar todas as casas de Santa Maria dos Moreiras, a mando do deputado.

Tal ato de selvageria objetiva intimidar, através do terror, as comunidades quilombolas que buscam a libertação territorial, a saber Santa Maria dos Moreiras, Bom Jesus, Tamboril e Jerusalém, que estão em litígio desde 1992 com o deputado Cesar Pires.

Esclarecemos que a liminar judicial que mantinha a comunidade quilombola na posse de seu território tradicional, foi liminarmente suspensa por decisão proferida pelo Desembargador Marcelo Carvalho Silva, , fato este que tem aumentado a violência na localidade
.
O Maranhão tem vivenciado uma onda de ataques e violência contra comunidades quilombolas, comunidades tradicionais, assentados e acampados nos dois primeiros meses de 2013.

No começo de janeiro, a capela da Comunidade Vergel, também em Codó, foi incendiada. No dia 31 de janeiro, o quilombola José da Cruz, do Quilombo Salgado, foi torturado pela Polícia Militar do Maranhão. Em fevereiro, o juiz da Comarca de Senador La Rocque mandou despejar 54 famílias de acampados do MST e a juíza da Comarca de Paço do Lumiar ordenou o despejo da comunidade tradicional do Tendal.
==================================
Fonte: Viasdefato/Blog do Luís Cardoso
===================================
NOTA:
Não é de propriedade do deputado César Pires a localização das casas incendiadas no povoado de Santa Maria dos Moreiras, no município de Codó. A reprodução da notícia aqui no blog do Luis Cardoso, com base em post publicado pelo site viasdefato mostrou ainda que trata-se de uma área quilombola, o que também não parecer ser verdade.

As terras pertence a um cunhado do líder do governo na Assembleia Legislativa, César Pires. Ainda assim o parlamentar está sendo denunciado pela Pastoral da Terra, segmento ligado a igreja católica do Maranhão. Pires garantiu que vai processar a Pastoral.

O lugar não é área quilombola por não possuir certificado junto a Fundação Palmares,conforme contatação da Procuradoria Federal e os dois casebres foram incendiados por brigas pessoais, sendo uma delas patrocinadas por Raimundo Monteiro, que não trabalha para o deputado.
Em declaração recente à promotoria de Codó, Monteiro assumiu a responsabilidade por ter queimado as casas, sendo uma delas ocupada por um traficante e estava servidndo de ponto para drogas e a outra estava desocupada.

FONTE: Blog do Luís Cardoso [14.02.2013]
=====================================

Um comentário:

Anônimo disse...

Whoa! This blog lοoks exactly likе my old оne!

It's on a totally different subject but it has pretty much the same page layout and design. Excellent choice of colors!

Look into my blog post; http://Www.oryon.Wz.cz/galerie/displayimage.php?album=10&pos=0

Enquanto houver Democracia, o Judiciário é a esperança

                                                                                                                                            ...