sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O PSOL tem as Melhores Propostas para São Luís !!


Leia a íntegra da entrevista com Haroldo Saboia
Sidney Pereira: Boa noite, candidato.

Haroldo Saboia: Boa noite Sidney, Amanda e a você telespectador.

Sidney Pereira: O senhor sempre esteve alinhado com o pensamento socialista. Esteve próximo de Fidel Castro, de Cuba, Hugo Chaves, da Venezuela, de que forma essas ideias seriam empregadas em uma eventual administração do senhor na prefeitura de São Luís?

Haroldo Saboia: Antes de tudo, sempre tive compromisso com a Democracia, com o socialismo democrático e com a Democracia. Lutei desde jovem pela Democracia em nosso país, quando era negado ao povo de nosso país o direito de escolher seus prefeitos, seus governadores e o presidente da República. Isto marcou minha vida desde cedo, desde os 14, 15 anos comecei a luta pela Democracia e pelo socialismo, pela igualdade, para que todos tenham a mesma oportunidade.

Sidney Pereira: O senhor esteve no MDB, no PMDB, no PT, no PDT e agora no PSOL. O que o senhor procurou nestes outros partidos que o senhor encontrou só agora?

Haroldo Saboia: Não. Encontrei no PMDB da resistência de Ulysses Guimarães, a luta para combater a ditadura. Encontrei no PT a luta pelos direitos dos trabalhadores exercerem seu papel na política e no PDT, toda a tradição trabalhista de Leonel Brizola e Jackson Lago. Todos estes partidos foram depois ocupados pela mão dos conservadores, pela mão da oligarquia maranhense, o senhor Sarney tomou conta do PT, do PDT e até mesmo do PMDB, desde que assumiu o governo. E nós estamos em um partido que não tem ingerência da oligarquia, que não tem ingerência do poder central, um partido que hoje é livre. Livre para lutar pela Democracia e pelo socialismo e mudarei todas as vezes de partido, quando o partido em que eu estiver for tomado de assalto pelas forças do conservadorismo e do atraso.

Amanda Couto: Candidato. Aqui no JMTV já mostramos diversas vezes o problema da saúde, superlotação, falta de leitos, demora no atendimento. O senhor acha que dá para mudar esse quadro em quatro anos de administração?

Haroldo Saboia: Eu diria Amanda, que dá para mudar desde o primeiro dia. Se nós tivermos, se o prefeito desde o primeiro dia fizer funcionar as unidades mistas de saúde, que temos várias, são cinco unidades mistas de saúde, criadas por Jackson Lago, há mais de 20 anos. Se essas unidades funcionarem dia e noite, com clínicos, com cirurgiões e pediatras, nós teríamos reduzido a superlotação das emergências. É possível melhorar o atendimento desde o primeiro dia, funcionando não só as unidades mistas, como também centros, postos de saúde e ampliando os leitos nos hospitais de emergência.

Sidney Pereira: Candidato. O senhor prega a criação de administrações regionalizadas em São Luís. Qual é a ideia?

Haroldo Saboia: A ideia que muitos estão querendo tomar e que nós já apresentamos esse projeto na Câmara de Vereadores em 2003, apresentamos formalmente a criação de sete administrações regionais para descentralizar a prefeitura, para levar a prefeitura mais perto de você, mais perto do seu bairro, mais perto da sua rua e para aumentar a participação popular, aumentar a participação de todos na administração, no destino, no dia a dia da cidade. Temos a ideia de criar sete regiões administrativas e em cada uma delas vamos criar um hospital de emergência, vamos criar escolas de tempo integral, vamos criar estruturas da administração para que cada uma desta possa intervir no dia a dia da cidade.

Sidney Pereira: Como é que se daria o controle social dos gastos da prefeitura numa eventual administração do PSOL?

Haroldo Saboia: A legislação existe aí. Basta ser cumprida. Nós temos a legislação que exige a transparência dos gastos, controle social. Falta maior fiscalização do Ministério Público, maior ação do Ministério Público sobre os gastos. O portal de transparência da administração de São Luís está totalmente defasado. Nós não temos as informações que deveriam estar no portal de transparência da prefeitura, do governo do estado, no dia a dia, online para a população. Há legislação para esse controle. Falta sim uma fiscalização maior do Ministério Público.

Sidney Pereira: Uma cidade mais humana que o senhor prega, como é que seria?

Haroldo Saboia: Uma cidade mais humana é uma cidade em que haja inversão de prioridades, em que a administração possa olhar e decidir pensando na grande maioria da população e não nos grandes empresários. Melhorar o sistema de ônibus não é fazer projetos mirabolantes. É melhorar o ônibus do dia a dia, tirar estas sucatas, estes ônibus velhos, estas latas velhas. É reduzir as tarifas de ônibus de nossa cidade, que são as mais caras do Brasil.

Sidney Pereira: Candidato, nós temos ainda 30 segundos e eu gostaria que o senhor falasse das ideias que o senhor tem para a educação, por exemplo.

Haroldo Saboia: Educação em tempo integral, melhoria das condições de trabalho, dos professores e de todos os servidores da área no município. E, sobretudo, nós temos que ter um olhar humano para toda a população, administrar São Luís com o coração e preparando São Luís para as novas gerações.
 
Por Franklin Douglas

Nenhum comentário:

Enquanto houver Democracia, o Judiciário é a esperança

                                                                                                                                            ...