domingo, 8 de janeiro de 2012

O bom do Jornalismo

O tema sugere um amplo debate, e teses, acerca do valor que representa a informação, que permite o acesso de todos ao seu contúdo.
Todos sabemos que o processo de informação  é trabalhado de acordo com os objetivos perqueridos por quem lança a primeira etapa do conteúdo. É também indiscutível que o conhecimento e domínio públicos da informação trazem meandros, detalhes, nuances e parâmetros que exigem do leitor rigor e esmero para realizar uma interpretação razoável do que se pretende aquela informação no mundo fenomênico dos fatos, e qual seu objetivo nuclear.
No jornalismo, é o que pensamos como cidadão, a sua primeira obrigação é com a verdade. A primeira lealdade, com os cidadãos. E sua principal essência, com a disciplina e checagem da informação.
Os que praticam o jornalismo devem manter, sempre, a independência de quem estão cobrindo, funcionando como monitores independentes do Poder, criando um fórum para a crítca pública e compromissada com os princípios da informação.
Devem os jornalistas lutar para transformar o fato significante em interesse de relevância, com informações e notícias compreensíveis e blindadas pelo permanente equilíbrio, assegurando a liberdade e a independência profissionais para exercer a consciência pessoal.

Nenhum comentário:

Enquanto houver Democracia, o Judiciário é a esperança

                                                                                                                                            ...