DESVENDAndo a espuma ii:
de volta ao enígma da classe média
A repercussão do meu artigo
“Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira” foi tamanha neste
blog, que eu não pude me furtar ao dever de retornar à discussão proposta pelas
centenas de comentários que ele ensejou. Como não posso responder a cada um
individualmente, embora eu o quisesse e muitos merecessem, faço isto com este
novo texto, desta vez um pouco mais sistemático, com o intuito de reafirmar
algumas questões, esclarecer outras, e aprofundar ainda outras.
Inicialmente, gostaria de agradecer a
todos os comentaristas que, mesmo os mais críticos, acabaram por valorizar a
discussão provocada pelo texto, e motivaram-me a aprofundar algumas questões
neste novo post.
O que eu afirmei no texto anterior é
que as posições reacionárias de boa parte da classe média identificadas pela
Marilena Chauí são sustentadas fundamentalmente por um “ethos meritocrático”,
embora eu reconheça que não tenha esclarecido suficientemente o que seria isto,
o que causou muita confusão. Pretendo clarear esta posição aqui. Então vamos lá
que o caminho é longo!
Decodificando o “ethos meritocrático”
A palavra “ethos” foi usada no artigo
“Desvendando a espuma...” para designar uma espécie de síntese das crenças e
valores desta classe média a qual me referi. Eu penso que uma parte
significativa da classe média comunga de um sistema de crenças que associa o
mérito à eficiência, progresso e justiça; portanto, uma sociedade só
progrediria, só seria eficiente e justa se organizada sob um regime
meritocrático, que premiasse o mérito e punisse o demérito. Políticas públicas
que subvertem o mérito gerariam indolência, ineficiência, estagnação e
injustiça, o que, reconheçamos, é a base da maioria das críticas aos programas
sociais e ações afirmativas atuais.
Acho que este sistema de crenças
ficou ainda mais claro pelo teor dos comentários da maioria daqueles que, em
crítica ao meu texto anterior, bradaram em defesa da meritocracia. É claro que
existe um componente de “interesse” associado a este ethos, ou seja, ele não se
resume a um sistema de crenças e valores; aqueles que alcançaram posições de
sucesso por mérito próprio, ao defenderem a meritocracia defendem também seus
interesses pessoais, mas estou certo de que fazem isto acreditando na justiça
que isto representa, pois creem ser justa a posição que ocupam por ter sido
conquistada pela via do mérito.
Muitos dos que defendem a
meritocracia usam como referência, inclusive, suas histórias pessoais, que
geralmente contam da ascensão social obtida com esforço e superação pessoal, o
que mostra que este “ethos” tem a ver com o modo como se formou e se reproduz
socialmente esta porção da classe média de quem eu falo. É muito comum pessoas
que tiveram histórias pessoais de superação, que ascenderam na vida com muito
esforço pessoal, tornarem-se meritocratas fervorosos e conservadores, com base
em um raciocínio muito simples e dedutivo: "se eu que tinha poucas
condições consegui, todos podem conseguir; se não conseguem é porque não se
esforçaram o suficiente; e se não se esforçaram, então não merecem".
Mas, embora a história pessoal de
cada um faça parte da formação do seu sistema de crenças e valores, extrapolar,
por silogismo, o seu caso particular para a sociedade é um reducionismo
inconsequente. Exemplos individuais não funcionam bem para extrapolações
sociais, pois a sociedade é bem mais do que a soma dos indivíduos que a
compõem. Esta concepção de um sistema social ser uma pura e simples agregação
de indivíduos está superada na maioria das ciências sociais e humanas.
O foco central do texto “Desvendando
a espuma” foi mostrar como este ethos meritocrático leva a atitudes
reacionárias de parte da classe média, ou seja, como esta forma de crença na
meritocracia pode fundamentar um tipo de ideologia que produz pessoas que, do
ponto de vista da vida coletiva, são intolerantes, avessas à atividade
política, individualistas, aparentemente insensíveis aos problemas sociais, e
reativas a qualquer política compensatória ou distributivista.
Neste texto, pretendo argumentar que
certas promessas da meritocracia, estas mesmas que produzem comportamentos
políticos reacionários, são crenças vãs, e que a meritocracia produz uma ilusão
de eficiência, de progresso e de justiça que não corresponde à realidade.
Meu propósito, porém, não é acabar
com a meritocracia (eu não proporia substituir os concursos públicos, por
exemplo, pelas antigas indicações pessoais), mas sim relativisá-la, mostrando
que ela não corresponde ao ideal de eficiência, progresso e justiça que a
sustenta como crença. Proponho-me, assim, a desconstruir suas bases racionais,
mostrando a falaciosidade de cada uma destas crenças, para liberar as políticas
públicas para que possam atuar sob outras bases de legitimação, para buscarem
desenvolvimento e justiça por fora dos limites da meritocracia.
A ilusão de eficiência e progresso da
meritocracia
Meritocracias modernas são sistemas
burocráticos. O primeiro cientista social a desvendar o nascimento da
meritocracia como fundamento da autoridade nas organizações modernas, esta
meritocracia ungida pela racionalidade e pela ciência, foi o sociólogo alemão
Max Weber. Ele Fez isto justamente ao dissecar a passagem das organizações
pré-modernas, tradicionais, cuja autoridade era baseada na tradição ou no
carisma, para as grandes e modernas organizações burocráticas, cuja autoridade
é de fundamentação legal-racional. O mérito, portanto, e não a tradição nem o
carisma, passava a ser o critério para ocupar cargos de autoridade e ter acesso
a recursos de poder.
Não só as burocracias são sistemas
meritocráticos, como também as meritocracias, em regimes democráticos, tendem a
se burocratizarem com o tempo. A burocracia é uma força modeladora inescapável
quando se racionaliza e regulamenta algum campo de atividade, como a
meritocracia exige. Claro, não estou falando em meritocracias baseadas
exclusivamente no desempenho de mercado, em sistemas de mercados totalmente
desregulados, de uma forma tal que nem existem casos empíricos, nem nas
meritocracias de regimes autoritários. Falo em meritocracias reguladas por
instituições sociais em regimes democráticos, como normalmente ocorrem no mundo
real, sobretudo nas democracias liberais ocidentais.
Pense em um sistema meritocrático
qualquer e você verá que precisará de um complexo sistema de avaliações para
estabelecer a discriminação de mérito entre as pessoas e entre as organizações.
Comece a montar este sistema e você invariavelmente tenderá a estabelecer
regras, hierarquias de valor, critérios, indicadores, etc. Inescapavelmente
você criará um sistema burocrático, que orientará e circunscreverá as ações de
seus avaliados da mesma maneira que os estatutos de servidores regem as ações
dos funcionários públicos. Pessoas sob regimes de avaliação meritocrática se
tornam burocratas comportamentais. Os sistemas de avaliação são as novas normas
de atuação individual e organizacional, a semelhança do que fazem os estatutos
funcionais das organizações mais burocráticas.
Os grandes problemas funcionais das
burocracias já foram vastamente dissecados e tem a ver exatamente com a
eficiência. Burocracias produzem comportamentos ritualistas e formalistas,
levam à excessiva impessoalidade, criam resistência às mudanças e dificuldades
de adaptação, produzem centralização, dentre outras tantas que conhecemos muito
bem. Pois todas elas podem ser atribuídas também às meritocracias, uma vez que
estas produzem sistemas de avaliação que burocratizam a ação.
Mas, o mais profundo efeito social da
burocracia e da meritocracia, como afirmei no meu primeiro texto, é sobre a
racionalidade humana. A meritocracia burocrática estimula a racionalidade
formal, desautoriza as pessoas a pensar racionalmente nos fins, desestimulando
o raciocínio crítico e as ações orientadas por valores e por convicções
pessoais. Submetidos a sistemas meritocráticos, todos se orientam por metas e
estímulos avaliativos externos, sobre os quais não tem controle. Professores e
pesquisadores guiam-se pelos pontos que cada atividade sua proporciona em seu
Lattes, escolas orientam-se pelos critérios de avaliação do Ideb, alunos se
envolvem apenas com o conhecimento que cai no vestibular, artistas orientam-se
pelo que tem demanda de mercado ou pode ser convertido em mercadoria. Assim,
professores viram ritualistas e formalistas produtores de artigos, não de
conhecimento; escolas viram formadoras de alunos, não de cidadãos; alunos se
tornam especialistas em provas, não em saberes; e artistas já não produzem
obras artísticas, e sim produtos. De alguma forma, a racionalidade
meritocrática dá origem a um certo irracionalismo, a uma prisão do homem às
regras e à racionalidade formal, mais ou menos no sentido do “eclipse da razão”
descrito por Horkheimer, e da “gaiola de aço” a que Weber chamou as burocracias
(a Iron Cage weberiana).
A meritocracia no sistema acadêmico
brasileiro é muito ilustrativa desta lógica, e é preciso que eu corte a própria
carne para falar disto. Mas de certa forma, todos na academia sabem que os
sistemas de avaliação da CAPES e do CNPq têm levado a um produtivismo estéril,
e alguns compartilharam isto em seus comentários sobre o meu primeiro artigo.
Ao rankear pesquisadores e programas de pós-graduação quase que exclusivamente
pela produção de artigos em periódicos, o sistema meritocrático da academia
brasileira transformou a todos, pesquisadores, professores e estudantes em ritualistas
e formalistas produtores de artigos. O significado do conhecimento produzido
não é importante, desde que ele esteja publicado em uma revista também
devidamente rankeada pela CAPES.
Os resultados deste sistema são
trágicos: professores e alunos relegando para segundo plano as atividades de
formação; desestímulo total à produção de livros de forma que em muitas áreas
eles ou sumiram totalmente, ou são apenas adaptações de teses e dissertações,
ou então coletâneas de artigos; surgimento de toda a sorte de fraude e engodo
que produza artigos (compartilhamento de publicações entre pessoas que não
participaram da produção, republicação de artigos com outro título,
fracionamento desnecessário de produções para produzir vários artigos, dentre
outros), e estímulo à esterilidade científica, à produção sem significado, sem
relevância, sem substância inovadora.
As exigências de produtividade são um
estímulo ao status quo, obstruindo a criatividade, a iniciativa, o senso
crítico e a inovação. Quando se tem metas produtivas a cumprir, inovar, criar,
empreender, fugir ao normal pode ser perigoso, pode ser incerto, pode ser
arriscado, portanto não é desejável. O mais seguro é fazer “mais do mesmo”.
Isto não acontece somente aqui, não é
mais uma destas coisas que se acha que só acontecem no Brasil. O pesquisador
australiano Stewart Clegg afirmou, certa vez, que “pesquisadores que buscam
legitimação profissional podem com muita facilidade ser pressionados a aprender
mais e mais sobre problemas cada vez mais desinteressantes e irrelevantes, ou a
investigar mais e mais soluções que não funcionam”.
Coisas da meritocracia no sistema
acadêmico, levando simultaneamente à ineficiência e à estagnação/desutilidade
do conhecimento. Como associar meritocracia com eficiência e progresso, se
sistemas meritocráticos tendem a levar à burocratização das ações humanas, a
fomentar à racionalidade formal e a desestimular a criatividade, a iniciativa,
o senso crítico e a inovação?
A ilusão de justiça da meritocracia
Muitos dos comentaristas do texto
“Desvendando a espuma” tentaram argumentar que não é a meritocracia em si, mas
a meritocracia brasileira que é injusta porque nem todas as pessoas têm as
mesmas condições de competir, porque há uma desigualdade de pontos de partida que
privilegia aqueles mais bem posicionados na sociedade. É verdade, este é um
problema a mais para a meritocracia, mas vou tentar mostrar que mesmo que todos
tivessem as mesmas condições de concorrência, que dispusessem dos mesmos
recursos, ainda assim a meritocracia não poderia, por si só, conduzir à
justiça.
Primeiro, cabe destacar que estamos
lidando com um conceito amorfo, controverso, “justiça”, muito difícil de ser
tratado, que provavelmente terá uma conotação diferente para cada corrente
ideológica, o que já é um problema para a meritocracia, pois contradiz a sua
pretensão de objetividade e imparcialidade. Neste sentido, no ethos
meritocrático, a defesa da meritocracia como justa é um tanto tautológica, pois
para um meritocrata o conceito mesmo de justiça está associado ao mérito:
“justiça é dar a cada um conforme seu esforço e sua capacidade”. Então, no
ethos meritocrático, a questão não é se a meritocracia levaria ou não a uma
sociedade justa; o mérito mesmo é que estaria na própria definição de justiça,
e a meritocracia seria, portanto, intrinsecamente justa.
Este conceito de justiça do ethos
meritocrático tem duas premissas com as quais eu não concordo: que numa
meritocracia cada um, realmente, recebe o que é merecido conforme seu esforço e
sua capacidade; e que, socialmente, se pode formar o todo a partir da mera soma
das partes (justiça social seria uma mera soma destas justiças individuais),
ignorando mecanismos sistêmicos e estruturas econômicas e sociais que operam na
sociedade por sobre e além dos indivíduos.
Vou tentar desenvolver aqui a ideia
de que, se a meritocracia baseia-se no desempenho e não no merecimento
(portanto, depende mais de instrumentos do que de valores); se o desempenho de
mercado não pode prover a justiça social; se o desempenho, em geral, e os
critérios que o medem são moldados pelos poderes políticos e econômicos; e se o
mérito é apenas uma convenção social e não uma substância dos seres que são
avaliados, não há como a justiça ser um valor intrínseco à meritocracia, ou a meritocracia,
por si só, produzir uma ordem social justa.
Como eu já havia afirmado no texto
anterior, numa meritocracia o mérito é medido pelo desempenho, que muito
provavelmente não indica o verdadeiro merecimento. E este desempenho, numa
sociedade de economia mista como a nossa, refere-se tanto a resultados obtidos
no mercado como a resultados obtidos em processos de avaliação de mérito
(vestibular, concursos públicos, processos de avaliação, concorrências em
editais, processos judiciais e tantos outros). A pergunta a fazer então é, será
que medidas que premiam os bons desempenhos no mercado e em processos de
avaliação de mérito são boas para promover uma organização social “justa”?
Bem, com relação ao desempenho de
mercado, não me parece necessário maiores digressões para afirmar que ele, por
si só, não pode prover a justiça. Até o pai dos liberais, Adam Smith,
reconhecia que prover a justiça é uma das funções do Estado. O mercado pode até
prover com abundância bens e serviços, mas não necessariamente com justiça, por
isto os próprios liberais preferem tratar o mercado como uma instituição
aética. As leis da oferta e da demanda se orientam pela oportunidade, não por
valores morais; já vi, por exemplo, nos dias subsequentes a uma tempestade de
granizo que destruiu principalmente as casas mais humildes, o preço da telha
quase dobrar em função do aumento da demanda, tornando a agonia dos flagelados
ainda maior. Isto é das leis de mercado, e pode até ter melhorado o desempenho
das empresas de materiais de construção, mas certamente não promoveu justiça
alguma.
Meu argumento para refutar o
desempenho de mercado como capaz de prover justiça social não depende de
qualquer análise marxista, que seria óbvio demais. Ao contrário, os primeiros a
identificarem e reconhecerem as falhas do mercado como geradoras de “custos
sociais” foram economistas neoclássicos – liberais, portanto - como Arthur
Pigou e Ronald Coase, que desenvolveram o conceito de externalidade negativa ou
custo externo (custos privados externalizados para a sociedade). Muitas
políticas intervencionistas e regulacionistas são baseadas nestes conceitos,
mesmo nas economias mais liberais. Os mercados, livremente, não conseguem
garantir sequer as próprias condições do seu funcionamento, a concorrência,
base de sua suposta eficiência, pois o oportunismo privado tende a levar à
concentração de mercado, ao conluio e à busca pelo poder de monopólio. Por isto
os países têm suas “leis de defesa da concorrência”, cujo nome é bem sugestivo
das contradições do mercado: a concorrência é um valor dos mercados que precisa
ser defendida da própria lógica do mercado.
A maioria das economias de mercado,
atualmente, sobrevivem de uma armadilha perversa e inescapável. Para
sustentarem seus padrões de crescimento, sem os quais estas economias entrariam
em colapso, as empresas precisam vender sempre mais e para isto precisam
fomentar o consumo; para fomentarem o consumo, elas precisam vender produtos
que sejam rapidamente superados por outros, então, elas programam inovações que
obsoletizam os seus próprios produtos, no círculo vicioso da concorrência,
inovação e “obsolescência programada”. Isto gera toda a sorte de custos
sociais, como o lixo que se acumula nas cidades, o excesso de carros no
trânsito, a poluição do ar e dos rios, o lixo cultural, etc. Então, a busca por
desempenho de mercado pode causar grandes custos à sociedade.
Nestas condições, não vejo como
associar desempenho de mercado com uma ordem social justa. Portanto, o
desempenho de mercado pode ser meritório apenas do ponto de vista individual,
privado, na luta do indivíduo contra si mesmo, contra os seus desafios e suas
limitações, mas não justifica organizar a sociedade em função dele.
Já o desempenho nas avaliações de
mérito, outro pilar das meritocracias, também não é capaz de conectar
meritocracia e justiça para além da concepção tautológica do ethos
meritocrático. Simplesmente porque o que se chama de mérito é algo subjetivo,
parcial e convencional, e por isto mesmo está frequentemente em disputa. Então,
a meritocracia não pode ser intrinsecamente justa, ao contrário, o conceito de
justiça de cada ideologia política é que define o que é meritório ou não.
Vou dar um exemplo simples surgido
aqui mesmo neste blog, nos comentários do meu primeiro texto. De antemão, peço
desculpas por usar-me como referência, mas a analogia é irresistível. Um dos
comentaristas do texto “Desvendando a espuma” escreveu, elogiando-me,
"ótimo trabalho do Renato, que deve ser um ótimo professor"; já
outro, em sua crítica a mim e ao texto, escreveu "senhor professor,
lamento pelos seus alunos".
Não tenho nenhum reparo a fazer a
qualquer dos dois comentários a meu respeito, mas estas palavras dizem muito
sobre o que eu escrevi. Se eu fosse avaliado no mérito docente por aquele
texto, qual deveria ser a avaliação considerada? Eu tenho méritos para ser
professor ou não? Certamente as avaliações de ambos os comentaristas estão
balizadas por posições político ideológicas diferentes, e dizem um pouco do que
cada um espera de um professor, embora digam coisas absolutamente antagônicas.
Na verdade, o que me legitima como
docente foi ter passado em um concurso público, em que a maioria da banca
avaliou o meu desempenho em algumas provas, segundo normas preestabelecidas, e
concluiu que eu tive um desempenho melhor que os demais concorrentes. Mas nesta
como em qualquer outra avaliação de mérito, não se estabelece uma
"verdade"; o que dá legitimidade para uma decisão de mérito são os
procedimentos. Sim, embora as pessoas individualmente avaliem o mérito com base
em seus valores pessoais, como os meus comentaristas acima, do ponto de vista
social, coletivo, o mérito não é um valor em si, ele é uma convenção: se
convenciona o que se estabelecerá como juízo de mérito.
O judiciário é um exemplo rico do que
estou falando. Na sua avaliação de mérito em um processo, o STF pode condenar
um réu que obteve 5 votos como culpado e 4 como inocente. O que dá legitimidade
à condenação é o procedimento da "maioria simples", mas isto não
significa que se chegou a uma "verdade", a uma conclusão
incontroversa, o que de fato não ocorreu se houve quatro votos pela inocência;
portanto, o mérito verdadeiro da questão não foi alcançado. Observe que se o
procedimento para estabelecer este mérito fosse o consenso, o resultado seria
inverso. Porém, após a decisão tomada, o réu é condenado, e as decisões assumem
"efeitos de verdade". Culpado! declara-se. Da mesma forma, após a
aprovação no concurso público, o mérito está estabelecido, não importam as
controvérsias a respeito da avaliação dos candidatos, nem o que acontece
depois. E qualquer contestação, se houver, será dirigida por procedimentos, não
por valores em si, não pelo mérito da questão.
É claro que eu estou falando, aqui,
das sociedades que chamamos de "democracias pluralistas", estas com
ideologias, interesses e valores concorrentes, que disputam e, muitas vezes, se
alternam no poder. Nestas o mérito é uma convenção que é disputada
politicamente. Não vou me ocupar, portanto, dos regimes autocráticos; nestes,
mérito e justiça podem ter menos correlação ainda, pois o mérito é um juízo de
valor feito pelo ocupante do poder, que não precisa justificá-lo racionalmente
nem precisa de sistemas burocráticos de mediação. Nestes casos, o mérito é uma
imposição. O autocrata não precisa de convenções nem de mediações, ele é ao
mesmo tempo o juíz e a lei! No campo político, esta não é a nossa realidade,
portanto, não estou me ocupando dela, embora pense que não se deva confundir a
meritocracia nestas duas condições distintas. Somos uma economia de mercado com
uma dita democracia pluralista, baseada na burocracia e no sistema de
representação, e isto faz muita diferença, por exemplo, em relação a regimes
imperiais.
O sociólogo alemão Niklas Luhmann
tratou disto nas sociedades modernas, em seu livro “Legitimidade pelo
Procedimento”, sobre a sociologia do direito. Lá ele afirmou que devido à alta
complexidade, variabilidade e potencial de contradição dos inúmeros temas que
tratamos nas modernas sociedades, é praticamente impossível se chegar a consensos,
se chegar a convicções compartilhadas e se alcançar a verdade em cada coisa que
é objeto de decisão. Por isto, se estabelecem procedimentos para decidir, para
separar, para classificar, e se legitimam por estes procedimentos - não mais
pelas convicções, como no passado - as decisões e ações. Então, se o mérito de
determinada matéria é convencionado e legitimado pelos procedimentos, num tipo
de sociedade como a nossa, a justiça mesma é uma convenção.
O que estou querendo dizer é que, a
despeito de muitos acharem as avaliações meritocráticas (base de qualquer
meritocracia) objetivas, isentas de juízos de valor, de subjetividade, de
interesses, de controvérsias, de poderes, elas não o são. Portanto, o
merecimento não é alcançado pela meritocracia, tampouco a justiça: o mérito é,
na verdade, uma convenção, e o que lhe dá legitimidade não são valores
substantivos, convicções ou verdades objetivas, mas sim procedimentos e regras.
E os procedimentos usados para avaliar desempenhos, dos quais fazem parte critérios
subjetivos, dependem de nossas crenças, ideologias e interesses, e estes estão
frequentemente em disputa. Dependem, portanto, da política. Assim, o mérito não
é algo objetivo, ele é "objetivado". Se eu fosse avaliado no meu
mérito docente pelos comentaristas deste blog, provavelmente o meu destino
dependesse das opiniões dominantes por aqui e do poder que elas acumularam
neste espaço, e nenhum de nós poderia negar que isto está atrelado às crenças,
interesses e ideologias de cada um e de cada grupo. Sendo assim, eu não deveria
me sentir melhor ou pior por ser aprovado ou rejeitado pela maioria.
O “mérito”, então, não está no
avaliado, e sim no avaliador. Não é algo intrínseco aquele ou aquilo que é
avaliado: ele se forma subjetivamente na mente daquele que avalia e se objetiva
no sistema (nos procedimentos e normas) de avaliação. Portanto,
contraditoriamente, o que está em jogo nas avaliações de mérito não é o valor
daquele ou daquilo que será premiado ou punido pela meritocracia, mas os
interesses, crenças, ideologias e poderes daqueles que avaliam e do sistema de
mérito que eles representam. Então, é aí que se deve buscar a justiça, não na
recompensa ou não pelo mérito.
Por isto eu escrevi que, apesar da
meritocracia escamotear as reais operações de poder, os poderes econômico
e político, não raras vezes, é que estão por trás dos critérios avaliativos e
dos “bons” desempenhos. Como desempenho e mérito são convencionados, e
convenções são disputadas politicamente, a meritocracia opera as mesmas
relações de poder e dependência as quais ela veio pretensamente combater.
O real valor e o lugar da
meritocracia na atualidade
O real valor dos sistemas
meritocráticos ainda existentes nas sociedades modernas não está associado às
crenças do ethos meritocrático expressas neste texto, que associam mérito a
eficiência, progresso e justiça, e que depositam na meritocracia a
possibilidade de redenção da raça humana da ingerência indevida e perniciosa da
política e dos políticos. Não, lamento dizer, mas a realidade é exatamente o
contrário, os sistemas de mérito e as burocracias modernas é que estão a
serviço dos sistemas políticos, sobretudo nas democracias pluralistas típicas
dos países ocidentais.
Como defendeu Paul du Gay no seu “In
praise of bureaucracy”, nestes sistemas políticos, como já frizei acima, onde
interesses, valores e ideologias convivem e disputam cotidianamente a
possibilidade de influir nos destinos da nação, e frequentemente se alternam no
poder, os sistemas de mérito baseados em valores, procedimentos e critérios
pré-convencionados, tal como se descreveu aqui, garantem uma certa mediação
imparcial dos conflitos típicos destes regimes, evitando que o Estado seja
apropriado privadamente a cada vez que um novo grupo político assume o poder.
Assim, existem concursos públicos e estabilidade no emprego para o
funcionalismo público, não por que seja necessariamente mais eficiente obter e
manter funcionários desta forma, ou que este seja o critério mais justo ou
mesmo que assim as ações públicas serão mais progressistas. Não, eles existem
para dar alguma estabilidade às organizações de Estado quando o poder político
troca de mãos.
Não há outra razão para que as
burocracias, que são os típicos sistemas meritocráticos, sobrevivam até hoje e
tenham, inclusive, recrudescido nas últimas décadas, quando todos sabem, desde
os idos anos de 1950-60, que elas são ineficientes, perdulárias, pesadas,
rígidas e disfuncionais para a promoção do desenvolvimento e da justiça. A
burocracia e a representação política são os dois pilares das democracias
pluralistas, a versão moderna do liberalismo político.
Mas veja bem, este valor associado à
meritocracia não a exime de todos os seus defeitos já apontados, e não tem nada
a ver com a crença que muitos têm nela, ligadas ao ethos meritocrático que eu
analisei aqui. Então, muitas políticas pretensamente meritocráticas,
atualmente, são desenvolvidas e implantadas pelas razões erradas, porque
comungam das crenças erradas e pensam que podem promover eficiência,
desenvolvimento e justiça com sistemas meritocráticos. Ledo engano, promoverão
exatamente o contrário. De outro lado, outras tantas políticas que operam no
campo dos valores substantivos, que perseguem outras concepções de justiça e
desenvolvimento, por exemplo, são combatidas por aqueles que comungam deste
ethos meritocrático. Portanto, defende-se a meritocracia pelas razões erradas,
e usa-se-a politicamente por fundamentos igualmente errados.
Se bem compreendido, este valor que
os critérios de mérito tem para as democracias pluralistas jamais poderia levar
a uma posição política reacionária, ou a qualquer tipo de comportamento
intolerante em relação às diferenças ideológicas, de valores e de interesses,
ou ainda a qualquer comportamento reativo à atividade política, como tem
acontecido com parte da classe média que comunga daquele ethos meritocrático do
qual tenho falado. Ao contrário, se este tipo de sistema de mérito ainda existe
para garantir a pluralidade e a alternância de poder, ele deveria produzir
mentalidades tolerantes, reconhecedoras do pluralismo democrático, conscientes
do caráter meramente convencional e formal do mérito, e sabedoras de que o
espaço público da política, e não o microespaço privado do mérito em si, é que
é o legítimo locus coletivo para se buscar o desenvolvimento e a justiça
social. Portanto, políticas não meritocráticas podem ser mais democráticas,
desenvolvimentistas e justas.
Finalmente, mesmo reconhecendo o que
alguns propuseram, que um sistema só seria mesmo meritocrático se todos
partissem do mesmo lugar, se todos tivessem as mesmas condições de
concorrência, tenho convicção de que mesmo assim a meritocracia não daria conta
das suas promessas de eficiência, progresso e justiça. Como tentei mostrar
aqui, qualquer sistema exclusivamente meritocrático com o tempo se
retroalimenta para produzir a desigualdade e a exclusão, para criar círculos
viciosos baseados na racionalidade instrumental e formal, para criar
comportamentos ritualistas e formalistas, para fomentar práticas fraudulentas,
e para criar estruturas de poder paralelas que controlam as avaliações e forjam
desempenhos. Sistemas puramente meritocráticos deformam a sociedade e
afastam-na do desenvolvimento humano e da justiça social.
Mesmo que as democracias pluralistas precisem que alguns espaços públicos
sejam ocupados por critérios de mérito, para garantir a estabilidade e
regularidade das ações do Estado face à alternância de poder, isto não
significa que elas devam ser sistemas sociais meritocráticos. A meu ver, a
meritocracia implícita no ethos meritocrático continua a ser ineficiente,
reacionária e injusta. Portanto, a meritocracia não é nem o remédio
"contra" a política, nem uma diretriz para a política pública.
Qualquer meritocracia é debitária da política, ela opera sob juízos de valor
relativos ao mérito que são políticos e, em parte, a meritocracia burocrática é
uma espécie de sustentáculo das democracias pluralistas e representativas. Nada
mais! Nada de eficiência, progresso ou justiça lhe são intrínsecos.
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