quinta-feira, 4 de abril de 2013

JACKSON MORREU PARA NÃO CANSAR DE LUTAR!!

Temos grandes e memoráveis lembranças do    Dr. Jackson Lago, todas elas em cenários de lutas políticas da capital maranhense.
Bem garoto, menino nas ruas de São Luís, idos de 1978, quando Jackson se elegeu deputado estadual, o conhecíamos das movimentações polítcas que envolviam a nossa cidade e o seu povo, ansioso por liberdade e melhoria de vida.

Era um tempo de muitas atividades políticas desenvolvidas pela entusiasmada juventude da época, principalmente, a universitária, que foi perseguida e impedida de realizar atos e manifestações no ambiente das universidades (UEMA e UFMA), tempo em que ainda chamavam a universidade estadual de federação das escolas superiores, como se aqui tivéssemos muitas.

Impedidos de lutarem contra a Ditadura Militar e as oligarquias locais: a decadente do Vitorino Freire e a emergente do Sarney, dentro dos campus, o pessoal buscou abrigo junto  à Paróquia de São João Batista, no centro da cidade, que era dirigida pelo incansável Padre Marcos Passerini.

Para os salões paroquias acorria a militância política de esquerda de nosso estado, pois, ali, estavam instalados os diretórios centrais dos estudantes das nossas duas universidades, que se tornaram os tambores políticos da Ilha.

Os movimentos sociais e reivindicatórios como Contra a Inflação e a Carestia, Moradores do São Bernardo, João de Deus, Sá Viana, e tantos outros, buscavam na 'Igreja de São João' o espaço físico para não deixar a luta esmorecer, enfim, em meio a toda aquela quantidade de 'agitadores', encontrávamos o sereno, atencioso, disposto e amigo de todos, o Dr. Jackson Lago, médico humnista, que vinha de uma bem sucedida gestão na Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, fato que o credenciou  a obter grande votação para garantir  sua eleição à Assembleia Legislativa.

Percorremos longos caminhos com Jackson Lago, Clay lago, Neiva Moreira, Reginaldo Teles, Maria Lúcia, João Francisco, Agenor Gomes, Juarez Medeiros, Aroucha, Alaíde, Terezinha, Pedro Mendes, Léo Costa, Sandra Torres, Anizete Sousa, Gean Norberto, Pinaco, Pacheco, Pedro Lago, Índio, Dr. Josemar Pinheiro, Dr. Dominguinhos, Ernilton Gril, Julião Amin, e tantos outros e outras companheiras, todos com  a missão e o ideário  de levar a cidade de São Luís a se lbertar do jugo do atraso da política velhaca dos vetustos e carcomidos grupos de vendilhões do Estado. 

E nascia o Partido Democrático Trabalhista, PDT, a maior trincheira das lutas do Grande Líder, até seus últimos momentos de resistência em Palácio, atravessando a tempestade da malícia e da ganância eleitoral de 2010.

E, assim, a mensagem foi sendo compreendida, e o timoneiro dessas jornadas não se cansava. Era persistente, , disciplinado, austero além da medida, porém, de confiar muitas responsabilidades para uns poucos que, sempre,  terminavam por comprometer as diretrizes alinhavadas pelo grande chefe, que era o Jackson Lago.

A Cidade e o nosso povo experimentaram os grandes benefícios dos desafios enfrentados pelo Prefeito Jackson Lago e, por isso mesmo, nunca o negaram apoio, salvante a tragédia de 2010, bem montada pelas forças do atraso, com o suporte dos sem-cuecas,  emergentes na política maranhense,  pelas mãos côncavas dos recalcintrantes e bem mimados, por muitos anos, no colo da Oligarquia dos Sarney.

O tempo não parava, e os desafios se renovavam, pois, era a hora da maioria de nossa gente receber a mensagem positiva de um Maranhão com a Vez do Povo. 

E o governo veio consagrado das urnas, porém, os batedores de carteiras, que passeavam em frente ao velho Liceu Maranhese, e eram donos das festas de carnavais da Deodoro, se profissionalizaram na arte da maldade política e, como bons punguistas, abateram o Líder no Poder, e o tiraram do Palácio dos Leões, com a chancela  de um  doublê de zen, travestido de jurista de propriá, pois, com o seu voto decantado e declamado aos poderosos de plantão, antes da sessão do tribunal,  matou o Governador Jackson Lago, que morreu para não cansar de Lutar! 

Por Petrônio Alves



2 comentários:

Juliao Amin disse...

Caro Petronio é muito emocionante reviver aqueles momentos de luta. As causas eram nobres: democracia, anistia ampla geral e irrestrita, moradia, liberdade e autonomia sindical etc. Mais a nossa luta maior era o fim da ditadura. O nosso JACKSON, NOSSO JACKSON, um fenomeno, um lider incomparavel. O companheiro Leo Costa tão bem descreveu o nosso LIDER em "Discurso proferido durante solenidade do lançamento do Instituto Jachson Lago", O Jackson nasc eu para sevir o seu Pais , o seu Estado e principalmente o mais humilde

Anônimo disse...

Nosso velho líder, da oposição ao sarneísmo, precisa mandar uma mensagem ao filho, que ele tome juízo, que pare de favorecer e ser instrumento útil da oligarquia que seu pai tanto combateu ( que o tirou do governo). Que controle suas mágoas pessoais e pense no povo do Maranhão a quem Jackson tanto serviu.

Enquanto houver Democracia, o Judiciário é a esperança

                                                                                                                                            ...