quinta-feira, 15 de maio de 2014

É NECESSÁRIA UMA REPRESSÃO QUALIFICADA ÀS ARMAS DE FOGO!

A Violência é uma tragédia que vem enlaçada com seus requintados componentes. A pobreza econômica, a droga, os desvios de conduta, enfim, há uma série de elementos que forma esse triste e cruel fenômeno que tem como destinatário final todos aqueles que trabalham honestamente para viver com a família e, de repente, se vêem defronte de uma arma apontada para seu corpo pelas mãos covardes e assassinas de bandidos de toda espécie.

Mas, é preciso que se reconheça, não é fácil desenvolver um eficiente combate ao conjunto da obra de que se compõe a violência, porque, como afirmamos, é uma sequência em cadeia de instrumentos que são utilizados na formação dessa peste humana, todavia, é possível fragmentar essa estrutura do mal, e priorizar um efetivo enfrentamento da violência, sobretudo, a VIOLÊNCIA ARMADA.

Até a mais inocente das crianças sabe que a principal ferramenta na ação dos criminosos são as armas de fogo. Elas chegam às mãos dos bandidos com a maior facilidade. Existem pessoas, aqui na capital, e em muitos lugares do estado, que compram e alugam armas. E o fazem como profissão. Além do contrabando, que é o grande comércio dessa gente que estimula a terrível onda de homicídios.

É preciso organizar uma verdadeira REPRESSÃO QUALIFICADA à comercialização e posse de ARMAS de FOGO, principalmente. É necessário DESARMAR todo mundo. Tirar as armas das mãos da bandidagem, pois, se o objetivo do criminoso, por um momento, é só o de  se apossar dos bens das vítimas dos furtos ou roubos, em seguida, ele tira a VIDA dessas pessoas, em tom de deboche, mostrando sua crueldade e covardia, porque para ele é delicioso usar o revolver ou a pistola, vendo o tombo dos incautos.

A droga existe, sim. A  pobreza social, econômica e financeira é uma inconteste realidade que todo dia exclui milhares de pessoas de uma vida digna.As atitudes humanas que conduzem ao crime, a partir de comportamentos diversos, são constatações do dia a dia. 

Porém, o FIO CONDUTOR do desfecho trágico, que é o resultado-morte, que vem por  meio do uso de ARMAS DE FOGO, na quase totalidade dos casos e, portanto, é o INDICADOR da necessidade urgente de uma política pública que deve se concretizar por meio da REPRESSÃO QUALIFICADA: planejamento, equipes especializadas, banco de dados com o mapeamento dos principais focos, estratégias de buscas de informação, a partir da comunidade, garantindo-se o anonimato; permissão do Poder Judiciário para as buscas e apreensões no interior de residências, enfim, toda uma qualificada e bem elaborada ação para tirar uma primeira, e a mais danosa, ferramenta das mãos dos marginais. Este é o início da longa caminhada de combate à violência contra a vida humana, deixando os bandidos com um instrumento a menos na escalada do crime.

Petrônio Alves

Nenhum comentário:

Enquanto houver Democracia, o Judiciário é a esperança

                                                                                                                                            ...