
São inúmeros esses pequenos-grandes detalhes humanos que enfraquecem aos artistas dessa infinita e inacabável obra que o homem se esforça para construir todos os dias em favor da coletividade, nesse espaço público denominado de política, cabendo destaque para o dueto vaidade e incapacidade de diálogo, ou seja, é a guerra estabelecida entre esses dois elementos que formam, muitas vezes, o perfil dos políticos detentores de mandato [e ou] poder.
Este introito é para demarcar, bem brevemente, uma modesta análise em face do delineamento de um desses gigantes da política do Maranhão, que tem demonstrado um acertado (não calculado) afastamento desses dois pequenos-grandes detalhes humanos, o Senador Weverton Rocha.
No planalto, exercendo o mandato majoritário na Câmara Alta do país, sem a vaidade, comum àquele meio, tem a chancela de um grande número de seus colegas de parlamento, como sendo um grande articulador, construtor e facilitador dos importantes debates e diálogos políticos, quer sejam em torno das matérias legislativas ou em razão das costuras que visem à formulação de futuros acordos direcionados às soluções dos naturais conflitos existentes nessa inesgotável fonte da dialética, que é o Parlamento, ambiente das grandes discussões políticas. Logo, está no domínio da capacidade do diálogo político, primeira exigência para sobreviver no seu habitat profissional.
Na planície, aqui no Maranhão, demonstra, instante a instante, ser o incomum articulador político do momento. Trabalhou o tempo inteiro para manter a unidade política do grupo a que pertencia, do qual foi, talvez, o maior artífice. Saiu do referido agrupamento, muito tranquilamente, depois de se defrontar com a falta de seriedade e honradez políticas no cumprimento dos acertos então estabelecidos para a sucessão estadual deste ano.
Livre para fazer o que sabe e gosta, o Senador Weverton Rocha é, seguramente, o político que mais constrói as mais expressivas alianças em vista do processo sucessório que se avizinha, e consegue manter-se incólume ao destrutivo detalhe da vaidade humana, mantendo-se firmemente como político de uma gigantesca capacidade de diálogo com o avariado mundo da política maranhense, o que vai construindo a diferença...!
Petrônio Alves
Advogado e Jornalista